02 junho, 2010

Peddy Papper na nossa Escola

Na Escola Secundária do Forte da Casa iniciou-se um peddy paper com o título “Por mares nunca dantes navegados – descobrindo a ESFC”, tendo por base o conhecimento d’ Os Lusíadas, obra estudada pelos alunos do 12º e do 9º ano.
No dia 20 de Maio, das 14h30 às 16h30, alunos da nossa escola (das turmas 12º A e 12ºC) e da escola EB 2,3 de Forte da Casa (19 alunos), acompanhados pelas docentes Ana Paula Santos, Fátima Simão (ESFC) e Fernanda Gomes (EB 2,3 FC) participaram nesta actividade, com o objectivo de promover o contacto e convívio entre alunos e docentes dos dois ciclos de ensino destas duas escolas.

Terapêuticas não convencionais

Queremos regulamentação!
As terapêuticas não convencionais têm sido alvo de muitas críticas na nossa sociedade. Actualmente, tem-se verificado uma maior divulgação deste tema e há mais informação disponível, pelo que há também um aumento da procura. No entanto, ainda existe muito preconceito e receio em relação a estas terapêuticas. E tal deve-se ao facto de estas medicinas recorrerem a métodos invulgares e pouco falados.
Segundo a Lei número 43/2003 de 22 de Agosto, capítulo I artigo 2º: “Para efeitos de aplicação da presente lei são reconhecidas como terapêuticas não convencionais as praticadas pela acupunctura, homeopatia, osteopatia, naturopatia, fitoterapia e quiropráxia.”. Assim esta lei só abrange algumas das medicinas complementares, excluindo grande parte delas. As medicinas excluídas ficam assim na incógnita, sendo desconhecido o seu papel na sociedade.
Os profissionais de saúde destas medicinas queixam-se da falta de regulamentação, pois na ausência desta existem “especialistas” que tiram cursos de fim-de-semana e há muitos que não utilizam os métodos de higiene mais adequados, pondo em risco a saúde do paciente e do próprio médico.
Concluindo, gostaríamos de alertar para esta situação uma vez que estas medicinas podem realmente melhorar a saúde de muitos de nós, desde que sejam feitas por um verdadeiro profissional de saúde e com as devidas condições.



Alunos de Área de Projecto da turma do 12ºCct