10 dezembro, 2009

Inauguração da exposição sobre as Linhas Defensivas de Torres Vedras




No dia 17 de Novembro de 2009, foi inaugurada no Forte da Casa, junto aos Correios, uma exposição itinerante sobre as Linhas Defensivas de Torres Vedras.



Os alunos da professora Clara Sequeira do 11ºGlh, que já tinham visitado anteriormente o Forte da Aguieira, guiados pela Rosário Amador, Técnica que os costuma acompanhar, conforme noticiado neste jornal, estiveram presentes e conheceram pessoalmente o Vereador da Cultura, Dr João de Carvalho que procedeu à inauguração da mesma, a Directora do Museu de Vila Franca de Xira, Drª Graça Nunes e o representante da Junta de Freguesia do Forte da Casa Armando Pascoal.



Os alunos foram convidados a participar em futuros projectos enunciados pelo Vereador: Centro Interpretativo dos Redutos e Linhas Defensivas assim como na recriação dum grande desfile militar da época.


No concelho de Vila Franca de Xira, foram construídas 35 obras militares, umas classificadas como redutos, outras designadas por baterias, que foram distribuídas pela 1ª e 2ª linhas defensivas aquando da 3ª Invasão Francesa, em 1810.Estas fortificações eram complementadas por trincheiras na Serra da Aguieira, escarpamentos na Serra do Formoso assim como pelas estradas militares do Calhandriz, Adamaia, Formoso, etc. As pedras para a construção destes fortes foram colocadas uma a uma sigilosamente por mulheres, velhos e crianças e tornaram-se numa estratégia de defesa internacionalmente reconhecida pela sua eficácia pois conseguiram derrotar o maior Império do mundo da altura e os melhores generais de Napoleão!


A defesa deste património histórico existente no Concelho e iniciativas para a sua conservação, estudo e preservação são objecto de regozijo por parte de todos os que gostam de História, da sua terra e do seu país e desejam continuar a estudá-la.
Ana Almeida
Diogo Almeida
Fotos:Tânia Duarte




Sem comentários:

Enviar um comentário