14 junho, 2011

JOVENS “INVESTIGADORES” EM DEFESA DA BIODIVERSIDADE LOCAL






















No passado dia 5 de Maio, os alunos do 10º ano do Curso Profissional de Gestão do Ambiente (PGA) da Escola Secundária do Forte da Casa passaram a manhã a explorar o Bosque dos Carvalhos, localizado junto à Aldeia do Sobralinho. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto do Ciência Viva “Um Bosque Perto de Si” em que esta turma aceitou participar.
Figura 2. Rosmaninho (Lavandula sp.) O Projecto, integrado no Ano Internacional das Florestas, tem como principais objectivos levar os estudantes a conhecer os ecossistemas florestais da sua região, com a ajuda de investigadores de diversas áreas científicas, bem como, a tomarem consciência do papel da humanidade na gestão, conservação e no desenvolvimento sustentado de todos os tipos de floresta. Neste sentido, os alunos do 10º PGA, acompanhados pelos professores Alexandra Preto, de Projectos em Ambiente; João Carpinteiro, de Ordenamento do Território e Ana Fernandes, de Conservação da Natureza, foram desafiados a fazer um levantamento da biodiversidade existente do bosque, bem como, das condições que permitem e ameaçam a sua conservação.
Figura 3. Borboleta-zebra (Iphiclides feisthamelii)Com o intuito de divulgarem o trabalho realizado e de sensibilizarem a comunidade escolar para a necessidade de preservação dos ecossistemas florestais, os alunos irão dinamizar no Centro de Recursos da escola, entre os dias 9 e 22 de Junho, uma exposição sobre o Bosque Mediterrânico visitado. Espera-se, com esta iniciativa, que os visitantes percepcionem as florestas não apenas pelos inúmeros benefícios que delas advêm, mas também como um bem que deve ser conservado por si só. As florestas dão abrigo e alimento às populações, são um repositório de biodiversidade e contribuem para a qualidade da água, para a amenidade do clima e para o ambiente.
Alunos do 10º PGA sob orientação da Profª Alexandra Preto

Sem comentários:

Enviar um comentário